terça-feira, 23 de julho de 2013

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO



EQUILÍBRIO

Do latim aequilibrĭum, o termo equilíbrio faz referência ao estado de um corpo quando as forças encontradas que atuam no mesmo se compensam e se destroem mutuamente. 

É a noção de distribuição do peso em relação a um espaço e a um tempo e em relação ao eixo de gravidade. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. Pode ser estático ou dinâmico.

·        Equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade. Ex.: equilibrar-se sobre um pé só, inclinar-se verticalmente para frente e para trás.

·        Equilíbrio dinâmico é quando um corpo está em movimento Ex.: andar na ponta dos pés, andar com um copo cheio de água na mão.

 Dentre os aspectos essenciais do equilíbrio estão:
· A manutenção das posturas.
· A estabilização do equilíbrio.
· A orientação do corpo, em relação ao estímulo da gravidade.
· As contrações musculares para serem eficazes devem intervir no momento certo e com determinada duração.

O equilíbrio permite alguns benefícios, dentre eles:
·        Melhora a autonomia e a confiança;
·        Melhora a marcha;
·        Aumenta a disposição para a realização das tarefas diárias;
·        Aumenta a segurança para subir e descer escadas;
·        Melhora a qualidade de vida.

Em mais da metade dos casos, o desequilíbrio tem origem entre os 65 e os 75 anos de idade aproximadamente e cerca de 30% dos idosos apresenta os sintomas nesta idade. As quedas são as consequências mais perigosas do desequilíbrio e da dificuldade de locomoção, podendo levar a fraturas, deixando os idosos acamados por dias ou meses. É responsável por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos de idade.

Alguns testes são utilizados para verificar o equilíbrio:

·        Equilíbrio estático
- Romberg;
- Romberg sensibilizado com os olhos abertos;
- Romberg sensibilizado com os olhos fechados.


·        Equilíbrio dinâmico
- Caminhar nas pontas dos pés;
- Subir e descer escadas;
- Caminhar para frente aproximando o calcanhar do antepé;
- Saltar uma corda;
- Saltar uma corda com os pés juntos;
- Saltar girando sobre si mesmo;
- Pular com os dois pés juntos;
- Pular um pé só;
- Dar um salto para um lado e cair parado;
- Caminhar para trás aproximando calcanhar e antepé;
- Pular com um pé só e não dominante.

COORDENAÇÃO MOTORA

Segundo Thurstone (1947) e VEIGA (1987,p.11) a coordenação motora é uma habilidade, traço da personalidade, e pode ser definida como aquilo que o indivíduo é capaz de fazer em determinada atividade.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos, resultando em uma ação global mais equilibrada, plástica e econômica. 

Uma boa coordenação implica boa modulação do tono, assim como boa estruturação espaço-temporal.

Dentre os benefícios da coordenação motora estão:
·        Aumento da precisão e da eficiência dos movimentos;
·        Melhora a agilidade e a atenção;
·        Diminuição dos riscos de aparecimento de doenças senis.

A coordenação motora pode ser subdivida em coordenação dinâmica global ou geral, visomanual ou fina e visual.

·   Coordenação dinâmica global ou geral: envolve movimentos gerais com todo o corpo (cabeça, ombros, braços, pernas, pés, tornozelos, etc.), fazendo com que vários grupos musculares atuem ao mesmo tempo para executar movimentos voluntários complexos.
·   Coordenação visomanual ou fina: refere-se a movimentos dos pequenos músculos, por exemplo ao executar atividades que impliquem os dedos, as mãos e os pulsos.
·   Coordenação visual: engloba movimentos específicos com os olhos nas mais variadas direções.
Testes que verificaram coordenação motora:

- Index-index.
- Index-nariz.
- Index-index do terapeuta.
- Oponência dos dedos.
- Amassa e massa.
- Pronacão-supinacão
- Percussão da mão.
- Percussão do pé.
- Calcanhar tíbia.

EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO

Marchar em diferentes formas, com joelhos altos ou pernas esticadas, para frente, para os lados e para trás, variando os movimentos dos braços, em um determinado ritmo ou livremente, é a maneira mais adequada de se desenvolverem os movimentos coordenativos do idoso.

· Coordenação dinâmica:
- Movimentos simultâneos.
- Movimentos alternados.
- Movimentos sucessivos.
- Movimentos assimétrico.


· Coordenação óculo-manual.
- Coordenação sensório-motora.
- Educação do olhar.
- Educação das sensações táteis e cinestésicas.
- Coordenação fina.


· Coordenação músculo-facial.



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