segunda-feira, 9 de junho de 2014

DEDO EM MARTELO

DEFINIÇÃO
Consiste numa deformidade do dedo ocasionada por deficiência na transmissão da força da musculatura extensora, seja por um afrouxamento ou ruptura do tendão, ou por uma fratura onde este tendão se insere, de forma que a articulação final ou distal do dedo se flexiona e não se estende por si.
CAUSAS
O rompimento do tendão extensor do dedo geralmente ocorre quando o tendão que puxa a ponta do dedo o faz em um sentido, e a força na ponta do dedo empurra em sentido oposto.
SINTOMAS
Dor e edema na ponta do dedo, ocasionalmente hematoma abaixo da unha.

DIAGNÓSTICO
Exame físico e Radiografia.
TRATAMENTO
Não cirúrgico
- O gelo deve ser aplicado imediatamente e a mão deve estar acima do nível do coração.
- Uso de tala para segurar a ponta do dedo em extensão. Na maioria das vezes, será usada em tempo integral, durante oito semanas. Embora o dedo normalmente recupere uma função aceitável, muitos pacientes podem não recuperar a extensão total do dedo com o tratamento não operatório.

Embora o tratamento conservador com talas de imobilização seja bem sucedido em certos casos, muitos cirurgiões acham que a cirurgia deve ser considerada se um terço ou mais da face articular da falange distal estiver envolvida ou se houver subluxação da articulação IFD.
 Tratamento Cirúrgico
- Considerada quando os ferimentos do dedo em martelo também mostram sinais de um grande fragmento ósseo  ou um desalinhamento articular.
- A cirurgia é feita para reparar a fratura com pinos, pinos e arame, parafusos.

 
- Nas fraturas sem fragmentos ósseos a cirurgia geralmente é reservada para pacientes com deformidade mais grave ou que não podem usar o dedo corretamente.
- Nos casos crônicos o tratamento cirúrgico do tendão danificado pode reparar o tecido do tendão  utilizando enxerto de tendão, rececção tecidual ou mesmo a fusão óssea.
O objetivo do tratamento é conduzir uma cicatrização que seja funcional, indolor, definitiva e, ao mesmo tempo, mantenha uma boa estética.
 
Referências:
Saiba mais:
Lesões tendinosas da mão.
<http://www.amrigs.com.br/revista/55-02/022-PG_197-201_537_lesoes%20tendinosas.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário