domingo, 17 de março de 2013

O verão e os problemas circulatórios



O excesso de calor, típico do verão, é um dos principais inimigos da circulação sanguínea. Isto porque as altas temperaturas dessa época do ano podem provocar dilatações das veias do corpo, ocasionando formigamento, inchaço, dor nas pernas e nos pés e sensação de peso.

Como nessa época do ano são comuns as viagens para aproveitar as férias, os problemas circulatórios também se manifestam. Um destes problemas é conhecido popularmente como Síndrome da Classe Econômica (SCE). A posição sentada durante longas viagens pode provocar acúmulo de líquido nos membros inferiores, levando ao inchaço das pernas e dos pés.


 Além do calor e das viagens longas, outros fatores podem levar a ocorrência de problemas circulatórios. Dentre eles estão: obesidade, tabagismo, alcoolismo, alteração na alimentação e no sono, e uso de anticoncepcionais. 


As varizes são os problemas circulatórios mais freqüentes. Alguns especialistas dizem que elas surgem por alteração da circulação sanguínea, já que o sangue que deveria estar circulando pelo corpo fica acumulado na perna. Outro problema circulatório preocupante é a trombose. Esta doença ocorre quando há obstrução de uma veia por um coágulo (trombo), impedindo ou dificultando parcialmente a passagem de sangue no local.




Evite permanecer longos períodos sentado ou em pé – isso dificulta o retorno venoso para o coração.
Em repouso, eleve as pernas para melhorar a circulação sanguínea.
          Consulte um angiologista antes do início de qualquer rotina de atividade física.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário