segunda-feira, 11 de março de 2013

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO



O Túnel do carpo consiste em um canal formado por pequenos ossos situados no punho e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos.
O nervo mediano vem do antebraço e passa para a mão através desse canal estreito, enerva o polegar, as duas faces do indicador e do dedo médio e a face interna do quarto dedo. 


A síndrome do túnel do carpo (STC) refere-se a uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo. Tal canal tem aproximadamente 3 cm de largura e continua proximalmente com a fáscia antebraquial. O ligamento anular do carpo delimita o túnel na região ventral e os ossos o delimitam na região dorsal. Essas características anatômicas fazem dele um túnel rígido e qualquer aumento de pressão em seu interior comprime o nervo mediano contra o ligamento transverso, gerando a STC. 

A STC é uma doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos.
A causa mais comum é inflamação crônica inespecífica dos tendões flexores dos dedos, que passam juntamente com o nervo na região do punho. Existem, contudo, várias doenças ou situações que predispõem o aparecimento da STC, como por exemplo: problemas de tiróide, amiloidose, diabetes, fraturas recentes ou antigas na região do punho, algumas formas de reumatismo como artrite reumatóide e gravidez. pessoas com índice de massa corporal mais elevado (obesas) e punho com tendência ao formato quadrado; algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos podem desencadear sintomas de compressão do nervo.

Os diabéticos são mais suscetíveis a desenvolver a síndrome não só por causa da alteração do tecido sinovial, mas também porque o nervo mediano apresenta alterações secundárias decorrentes da glicemia elevada.
Os sintomas caracterizam-se por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. A sensação de formigamento se manifesta mais à noite por causa da retenção de líquido comum nesse período. Depois disso, a deterioração da sensibilidade dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples. Algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior; também são frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. 

O diagnóstico da STC pode-se recorrer aos exames de imagem, um dos principais exames por imagem utilizados é o ultra-som, que possui baixo custo para sua realização, sendo rápido, dinâmico e com resposta em tempo real. Já a ressonância magnética, apesar do elevado custo, proporciona mais dados diagnósticos e anatômicos, com diversos planos de imagem. Tanto a ressonância magnética como o ultra-som podem mostrar doenças do túnel do carpo em pacientes com STC de forma mais definida do que os demais métodos de imagem. Contudo, o diagnóstico de STC é eminentemente clínico, sendo o exame complementar de imagem.
Existem dois testes que ajudam a estabelecer o diagnóstico clínico: o teste de Phalen e o teste de Tinel. O primeiro consiste em dobrar o punho do paciente e mantê-lo fletido durante um minuto. Como nessa posição aumenta a pressão intracarpeana de quatro a cinco vezes, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram na área enervada. O outro teste, que não é tão específico quanto o de Phalen, consiste em percutir o nervo mediano, o que provoca sensação de choque e formigamento se ele estiver comprometido. 

    Embora o diagnóstico seja basicamente clínico, podemos recorrer a um exame complementar, a eletroneuromiografia, para esclarecer alguns casos. Nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.

O tratamento deve levar em conta o grau de comprometimento da doença: leve, moderado e grave. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese, isto é, de um aparelho que mantém o punho em posição de extensão e associar o uso de um antiinflamatório não hormonal por boca. Jamais o punho deve ser enfaixado, pois pode piorar a compressão.

É importante que as pessoas se adaptem ao ambiente de trabalho para reduzir movimentos inadequados e repousar nas atividades desencadeantes ao aumento da sintomatologia. Um plano fisioterapêutico deve ser seguido se houver uma restrição da mobilidade articular. O tratamento de fortalecimento deve ser iniciado com exercícios isométricos suaves e dinâmicos para aumentar a resistência à fadiga nos músculos estabilizadores, preparando o paciente para o retorno às atividades funcionais.

FISIOTERAPIA

1ª Fase (após a cirurgia): os pacientes são orientados a elevar o membro acima do coração, associando com exercícios de flexão e extensão de dedos.

2ª Fase (após a retirada da imobilização e dos pontos cirúrgicos): enfatiza-se a mobilização ativa para aliviar a dor, reduzir o edema e ganhar ADM; o ultra-som no modo pulsado; TENS; crioterapia; massagem; exercícios ativos para ganho no ADM de punho; exercício de deslizamento diferencial dos tendões flexores e exercícios de deslizamento neural.

3ª Fase (retorno nas atividades): exercícios de alongamento dos flexores de dedos e punho e exercícios com resistência progressivamente com pesos livres para o membro.

Inicialmente a fisioterapia tem como objetivos reparar tecidos, promover analgesia e cicatrização.

·  Ultra-som no modo contínuo: permite um aumento da velocidade de condução do nervo sensorial e motor, a extensibilidade das estruturas ricas em colágeno, a deposição de colágeno e o fluxo sangüíneo no local da lesão.
· TENS: é eficiente tanto na dessensibilização do SNC, como nas fibras nociceptivas.
·  Massoterapia: promove analgesia e relaxamento muscular, além de aumentar o fluxo sangüíneo, a mobilidade e flexibilidade articular.
·  Crioterapia: promove a retirada de calor local, diminui o quadro álgico, além de ação antiinflamatória e relaxante muscular.

Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia. O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário