EQUILÍBRIO
Do latim aequilibrĭum, o termo equilíbrio faz
referência ao estado de um corpo quando as forças encontradas que atuam no
mesmo se compensam e se destroem mutuamente.
É a noção
de distribuição do peso em relação a um espaço e a um tempo e em relação ao
eixo de gravidade. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema
plantar. Pode ser estático ou dinâmico.
·
Equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer
posição do corpo contra a força da gravidade. Ex.: equilibrar-se sobre um pé
só, inclinar-se verticalmente para frente e para trás.
·
Equilíbrio dinâmico é quando um corpo está em movimento Ex.:
andar na ponta dos pés, andar com um copo cheio de água na mão.
Dentre os aspectos essenciais
do equilíbrio estão:
· A manutenção das
posturas.
· A estabilização do
equilíbrio.
· A orientação do corpo,
em relação ao estímulo da gravidade.
· As contrações musculares
para serem eficazes devem intervir no momento certo e com determinada duração.
O equilíbrio
permite alguns benefícios, dentre eles:
·
Melhora a
autonomia e a confiança;
·
Melhora a
marcha;
·
Aumenta a
disposição para a realização das tarefas diárias;
·
Aumenta a
segurança para subir e descer escadas;
·
Melhora a
qualidade de vida.
Em mais da metade
dos casos, o desequilíbrio tem origem entre os 65 e os 75 anos de idade
aproximadamente e cerca de 30% dos idosos apresenta os sintomas nesta idade. As
quedas são as consequências mais perigosas do desequilíbrio e da dificuldade de
locomoção, podendo levar a fraturas, deixando os idosos acamados por dias ou
meses. É responsável por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75
anos de idade.
Alguns
testes são utilizados para verificar o equilíbrio:
·
Equilíbrio estático
-
Romberg;
-
Romberg sensibilizado com os olhos abertos;
-
Romberg sensibilizado com os olhos fechados.
·
Equilíbrio dinâmico
-
Caminhar nas pontas dos pés;
-
Subir e descer escadas;
-
Caminhar para frente aproximando o calcanhar do antepé;
-
Saltar uma corda;
-
Saltar uma corda com os pés juntos;
-
Saltar girando sobre si mesmo;
-
Pular com os dois pés juntos;
-
Pular um pé só;
-
Dar um salto para um lado e cair parado;
-
Caminhar para trás aproximando calcanhar e antepé;
-
Pular com um pé só e não dominante.
COORDENAÇÃO
MOTORA
Segundo
Thurstone (1947) e VEIGA (1987,p.11) a coordenação motora é uma habilidade, traço
da personalidade, e pode ser definida como aquilo que o indivíduo é capaz de
fazer em determinada atividade.
Coordenação
motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos,
resultando em uma ação global mais equilibrada, plástica e econômica.
Uma boa coordenação
implica boa modulação do tono, assim como boa estruturação espaço-temporal.
Dentre os benefícios
da coordenação motora estão:
·
Aumento da
precisão e da eficiência dos movimentos;
·
Melhora a
agilidade e a atenção;
·
Diminuição dos
riscos de aparecimento de doenças senis.
A coordenação
motora pode ser subdivida em coordenação dinâmica global ou geral, visomanual
ou fina e visual.
· Coordenação dinâmica global ou geral: envolve movimentos gerais com todo o corpo (cabeça,
ombros, braços, pernas, pés, tornozelos, etc.), fazendo com que vários grupos
musculares atuem ao mesmo tempo para executar movimentos voluntários complexos.
· Coordenação visomanual ou fina: refere-se a movimentos dos pequenos músculos, por
exemplo ao executar atividades que impliquem os dedos, as mãos e os pulsos.
· Coordenação visual: engloba movimentos específicos com os olhos nas mais
variadas direções.
Testes
que verificaram coordenação motora:
- Index-index.
- Index-nariz.
- Index-index do
terapeuta.
- Oponência dos dedos.
- Amassa e massa.
-
Pronacão-supinacão
-
Percussão da mão.
- Percussão do pé.
-
Calcanhar tíbia.
EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO
Marchar
em diferentes formas, com joelhos altos ou pernas esticadas, para frente, para
os lados e para trás, variando os movimentos dos braços, em um determinado
ritmo ou livremente, é a maneira mais adequada de se desenvolverem os
movimentos coordenativos do idoso.
· Coordenação dinâmica:
- Movimentos simultâneos.
- Movimentos alternados.
- Movimentos sucessivos.
- Movimentos assimétrico.
· Coordenação óculo-manual.
- Coordenação
sensório-motora.
- Educação do olhar.
- Educação das sensações
táteis e cinestésicas.
- Coordenação fina.
· Coordenação músculo-facial.
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