sábado, 23 de fevereiro de 2013

ARTICULAÇÕES



Os ossos servem como proteção de vísceras e como fixação de músculos, tendo um papel fundamental nos movimentos.
Para haver movimento o esqueleto deverá possuir dispositivos que permitam um certo grau de angulação, torsão ou deslocamento. Tais dispositivos são as articulações ou junturas.
Em linguagem anatômica, uma articulação ou juntura é a conexão existente entre partes duras do corpo; quer sejam ossos ou cartilagens.

DIVISÃO:

As articulações são classificadas principalmente pelo tipo de tecido interposto entre as peças articulantes e, também, pela capacidade de facilitar o movimento em:

  • FIBROSA ou FIXA ou SINARTROSE
  • CARTILAGEM ou POUCO MÓVEL ou ANFIARTROSE
  • SINOVIAL ou MÓVEL ou DIARTROSE    
 
ARTICULAÇÕES FIBROSAS

O tecido fibroso, assim como o cartilaginoso, é berço para a ossificação de todos os ossos. Logo, estes dois tecidos aparecem nas uniões ósseas, principalmente na fase de crescimento. 
São tecidos temporários e, na maioria dos casos, ocorre a fusão das peças, como por exemplo, nas suturas ou nos discos epifisários  ( sincondroses ).

        Podem ser encontradas e subdivididas em:
  • CRÂNIO: suturas (plana, denteada ou escamosa), gonfose e esquindilese;
  • ANTEBRAÇO E PERNA: sindesmose.


ARTICULAÇÕESCARTILAGINOSAS

Assim como as articulações fibrosas, a maioria das articulações cartilaginosas são temporárias.

    Podem ser subdivididas em : primária ou sincondrose e secundária ou sínfise.
  • SINCONDROSE: esfeno-occiptal, disco epifisário;
  • SÍNFISE: púbica, intervertebral.

ARTICULAÇÃO SINOVIAL


CLASSIFICAÇÕES DAS ART. SINOVIAIS

Existem várias maneiras de classificar as articulações, segundo a:

  1. COMPLEXIDADE DE ORGANIZAÇÃO:
  • SIMPLES –  quando a articulação possui apenas 2 superfícies articulares,     chamadas macho-fêmea. A de maior área é considerada macho;
  •  COMPOSTA –  quando a articulação possui mais de 1 par, sendo que o território    de cada            par permanece separado. Como exemplo, na articulação do   cotovelo a extremidade distal do úmero apresenta 2 superfícies “machos”         distintas (capítulo e tróclea ), as quais articulam-se, respectivamente,   com as superfícies “fêmeas” do rádio e ulna, formando pares separados .   
  •  COMPLEXA –  ocorre quando apresenta um disco ou menisco.
2.NÚMERO DE EIXOS:

·        UNI-AXIAL – quando o movimento do osso na articulação é limitado à rotação em       torno de 1 único eixo e possui um “grau de liberdade”. Exemplo: cotovelo e       inter-falanges.

·        BI-AXIAL – quando 2 movimentos diferentes podem ocorrer em torno de 2 eixos,         possuindo 2 “graus  de liberdade”. Exemplo: ATM ( Articulação Têmporo-     Mandibular ).

·        TRI-AXIAL– quando existir 3 eixos que confirmam movimentos. Exemplo; ombro e      coxo-femural.

        A classificaçào multi-axial, é considerada como uma articulação tri-axial com “eixos” intermediários.



  1. FORMA DAS SUPERFÍCIES ARTICULANTES




     4. MOVIMENTOS PERMITIDOS
  • Translação – é considerado quando uma superfície articular desliza no todo através de sua parceira e, na qual qualquer elemento de rotação ou angulação deve ser leve. Não está no grupo de movimentos anteriores, que inclui os 3 eixos de movimentos de rotação.
  • Deslizante – é o tipo mais simples de movimento onde uma superfície desliza sobre a outra sem qualquer rotação ou angulação. 
  • Angular – como o nome explica, indica a diminuição ou aumento do ângulo existente entre 2 ossos. Existem dois tipos básicos de movimentos angulares: flexão-extensão e abdução-adução.
 - Flexão-Extensão – ocorre muitas vezes em torno de um eixo transverso e resulta na aproximação de duas superfícies morfologicamente ventrais.

 - Abdução-Adução – geralmente ocorre em torno de um eixo ântero-posterior e implica  em movimento para fora  e em direção da linha média do corpo.

  • Rotação – é um movimento em torno do eixo central do osso onde o plano do movimento é perpendicular ao eixo. Pode ser num osso separado ( áxis-atlas ), ou coincidir com o eixo de um osso longo  (rotações , medial e lateral do úmero).
  •  Circundação – ocorre quando a extremidade distal de um osso longo circunscreve uma base de cone, enquanto seu vértice fica na cavidade articular. É um movimento derivado onde elementos dos movimentos angulares estão combinados.
 



2 comentários: