domingo, 3 de fevereiro de 2013

MEDULA ESPINHAL

Na medula espinhal pode-se ver uma região onde predominam os corpos de neurônios (substância cinzenta) e uma região onde predominam fibras mielinizadas (substância branca). Na medula a substância cinzenta se dispõe internamente, com a forma da letra H, já a substância branca se dispões externamente.

  • Substância Cinzenta da medula espinhal

A substância cinzenta divide-se em 3 partes: uma parte anterior ou ventral (colunas anteriores), em uma parte posterior ou dorsal (colunas posteriores) e em uma parte central (substância cinzenta intermédia).
Na coluna anterior predominam os neurônios motores (motoneurônios), cujos axônios irão sair pela raiz ventral dos nervos espinhais para inervar os músculos somáticos. Essa coluna apresenta dois grupos de neurônios motores: grupo ventromedial, que se dispõe mais medialmente e inerva a musculatura axial do corpo, e grupo dorsolateral, situado mais lateralmente e inervando a musculatura apendicular.
Na coluna posterior predominam os neurônios de segunda ordem das vias sensitivas. Estes recebem as terminações de neurônios sensitivos que penetram pela raiz dorsal dos nervos espinhais e, por sua vez, dão origem a fibras que se dispõem na substância branca da medula, levando informações aos níveis mais altos do SNC.
A substância cinzenta intermédia apresenta neurônios de associação (interneurônios), estes participam de circuitos neuronais da medula espinhal, podendo integrar os reflexos medulares.

  • Substância branca da medula espinhal

A substância branca divide-se em funículo anterior, funículo lateral e funículo posterior. Cada funículo contém diversos feixes de fibras que conduzem impulsos nervosos em sentido descendente ou ascendente. Os feixes que começam e terminam na medula são constituídos por fibras de associação, já os que têm origem supramedular e terminam em níveis acima dela são constituídos por fibras de projeção.

  • Tratos Descendentes (ou Motores)

Os principais feixes de fibras descendentes na medula espinhal são chamados tratos córtico-espinhais. Como o nome diz, estes feixes começam no córtex cerebral e terminam na medula espinhal. Os corpos dos neurônios estão presentes no córtex motor e seus axônios formam um feixe descendente que constituem as pirâmides do bulbo no tronco encefálico. Nessa região, a maior parte das fibras cruza para o outro lado, região chamada de decussação das pirâmides.

As fibras ao atingir o funículo lateral da medula formam o trato córtico-espinhal lateral. Suas fibras terminam em sinapses com neurônios motores da coluna anterior, que irão inervar a musculatura estriada esquelética.
As fibras que não se cruzam ao nível da decussação das pirâmides se dispõem no funículo anterior da medula, formando o trato córtico-espinhal anterior.
Esses dois tratos são motores e responsáveis pela realização dos movimentos voluntários e como passam pelas pirâmides do bulbo, eles são chamados de feixes piramidais.
Alguns feixes descendentes da medula não passam pelas pirâmides bulbares, dentre eles estão os que têm origem em estruturas do tronco encefálico e descem para influenciar neurônios motores da medula.
O trato rubro-espinhal tem início no núcleo rubro (mesencéfalo) e suas fibras são encontradas no funículo lateral da medula.

O trato vestíbulo-espinhal tem origem nos núcleos vestibulares, na altura do bulbo e da ponte, sendo suas fibras encontradas no funículo anterior.
O trato retículo-espinhal é formado por axônios de neurônios da formação reticular do ronco encefálico e é um feixe descendente no funículo anterior.
 Esses tratos são responsáveis pela motricidade e tônus muscular e suas fibras geralmente terminam em contato com interneurônios que irão se ligar a neurônios motores.
Os tratos vestíbulo-espinhal, retículo-espinhal e cótico-espinhal anterior influenciam neurônios situados mais medialmente na coluna anterior, logo irão atuar sobre a musculatura axial do corpo. Já as fibras do trato rubro-espinhal e cortiço-espinhal lateral influenciam neurônios do grupo lateral, controlando a musculatura apendicular.


  • Tratos Ascendentes
 Os tratos ascendentes são formados por fibras que irão levar às estruturas nervosas situadas acima da medula as informações sensitivas: dor, temperatura, pressão, tato e propriocepção. Essas informações penetram na medula através de neurônios sensitivos situados na raiz posterior dos nervos espinhais.
As sensações de dor, temperatura, pressão e tato sobem na medula em um trato chamado espinotalâmico, que tem início na medula e termina no tálamo. As fibras relacionadas com dor e temperatura têm uma posição mais lateral, enquanto as relacionadas com pressão e tato têm posição mais anterior. Por este motivo, alguns autores consideram a existência de dois tratos: espinotalâmico lateral e espinotalâmico anterior.

As informações relacionadas com a propriocepção consciente, a sensibilidade vibratória e o tato discriminativo sobem no funículo posterior pelos fascículos grácil e cuneiforme. O fascículo grácil recebe fibras que chegaram à medula com as informações originadas desde os níveis mais baixos do corpo até o nível torácico. Já o fascículo cuneiforme recebe as fibras que penetram nos níveis torácicos altos e na região cervical. Dessa maneira, uma lesão do fascículo grácil em um dos lados da medula fará com que o indivíduo tenha prejuízo no tato discriminativo, da sensibilidade vibratória e da propriocepção na perna e no tronco, ipsilateralmente. Já uma lesão no fascículo cuneiforme provoca a mesma sintomatologia na região do membro superior.

Os tratos espinocerebelar anterior e o espinocerebelar posterior também são tratos ascendentes e conduzem propriocepção inconsciente. A propriocepção que sobe pelos tratos espinocerebelares será utilizada para o controle automático da motricidade.

RESUMÃO


Coluna anterior -> motoneurônios
Coluna posterior -> neurônios de segunda ordem
Substância cinzenta intermédia -> interneurônios

Tratos descendentes
- tratos córtico-espinhais: trato córtico-espinhal lateral,  trato córtico-espinhal anterior: funículo anterior da medula
- trato rubro-espinhal: funículo lateral da medula.
- trato vestíbulo-espinhal: funículo anterior.
- trato retículo-espinhal: funículo anterior.

Tratos vestíbulo-espinhal, retículo-espinhal e cótico-espinhal anterior-> medialmente na coluna anterior-> musculatura axial do corpo.
Tratos rubro-espinhal e cortiço-espinhal lateral-> grupo lateral-> musculatura apendicular.

Tratos Ascendentes
- Trato espinotalâmico: dor e temperatura -> lateral, pressão e tato-> anterior.
- Ttratos espinocerebelar anterior e o espinocerebelar posterior: propriocepção inconsciente.
- Fascículos grácil e cuneiforme: informações relacionadas com a propriocepção consciente, a sensibilidade vibratória e o tato discriminativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário