quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PATA DE GANSO




A pata de ganso é formada por três tendões que se originam na tuberosidade isquiática e na sínfise púbica e se inserem na parte proximal na superfície medial da tíbia.

O nome pata de ganso foi dado devido a maneira como estes tendões se inserem nesta região, cujo formato lembra uma pata de um ganso.

Os músculos que formam a Pata de Ganso são: Sartório, Grácil e Semitendinoso. Tais músculos têm como função primária a flexão do joelho e, como função secundária a realização da rotação medial. Além destas funções, a pata de ganso protege a articulação contra o estresse em valgo e as forças rotatórias no joelho.

A pata de ganso pode sofrer lesões em suas bursas ou tendões provocando bursite anserina ou bursite na pata de ganso e a tendinopatia da pata de ganso, respectivamente. A bursa é uma bolsa com líquido sinovial que tem a função de diminuir o atrito entre os tendões e o osso, protegê-los e facilitar o deslizamento. A bursa da pata de ganso está localizada entre a tíbia e os três tendões. 

A bursite da pata de ganso pode resultar de um trauma agudo na parte medial do joelho ou por overuse (sobrecarga), na qual há uma fricção repetitiva da bursa entre a tíbia e os tendões devido a estresses em valgo ou uso excessivo dos isquiotibiais, principalmente naqueles que tem um encurtamento dos músculos posteriores da coxa.

É comum ocorrer em esportes que necessitam mudança rápida e constante de direção ou que realizem movimentos repetitivos do complexo flexor como, por exemplo, a corrida, futebol, basquete,etc..

Alguns fatores podem levar à predisposição de lesões nessa região, tais como: Treinamento excessivo (overtraining); gesto esportivo incorreto; aumento súbito dos treinamentos e corridas em aclives; pessoas com osteoartose e obesidade; encurtamento dos isquiotibias; lesão do menisco medial; deformidade em valgo; instabilidade medial.

Os principais sinais e sintomas são: dor ao subir e descer escadas na região medial do   joelho ou ao sair da posição sentada para em pé; edema no local; dor a palpação da região; dor para caminhar.

O diagnóstico consiste em uma boa anamnese e exame físico. É importante perguntar sobre a prática de atividade física, trauma, fatores de risco.
 
Exames complementares, como o Raio X e a RNM, podem ser solicitados para um diagnóstico diferencial, afim de descartar outras patologias e avaliar melhor a lesão. 

O tratamento é basicamente conservador com antiinflamatórios e fisioterapia. 

A fisioterapia na fase aguda visa controlar o quadro inflamatório e álgico através da crioterapia e da eletrotermofoterapia. Com a melhora da dor os exercícios devem ser iniciados visando principalmente o alongamento dos músculos posteriores da coxa, do quadríceps e do complexo adutor para minimizar o estresse sobre a bursa. Equilibrar as forças da cadeia anterior e posterior (quadríceps e isquiotbiais) fortalecendo ambos os grupos musculares é outro ponto fundamental para a reabilitação. Procurar enfatizar os exercícios de cadeia cinética fechada, pois estes trabalham em co-contração e simulam melhor o gesto esportivo. Numa fase mais tardia na qual o paciente não apresenta mais sintomas o retorno gradual ao esporte deve ser iniciado.

3 comentários:

  1. Ola monique,peço licença para participar do bloq, da qual parabenizo sua iniciativa,com a fisioterapia, sei que vc ama o que faz, entao por acaso achei seu blog, somos(pelo que sei ate agora) dois,amamos que fazemos na nossa area,nao conheço os outros a qual solicito a minha presença.enviei um comentario para uma colega aqui.....aguardo noticias de vcs...obrigado ProfTosto

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo! Que possamos compartilhar conhecimentos! ;)

    ResponderExcluir