quinta-feira, 12 de setembro de 2013

HIPOTERMOTERAPIA

Hipotermoterapia, também conhecida como crioterapia, é o termo usado para descrever a terapia utilizando o frio e a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma líquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia para favorecer uma redução da taxa metabólica local e promover a diminuição das necessidades de oxigênio pelas células.

Os efeitos fisiológicos causados pelo uso da Hipotermoterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, redução de hematomas e equimoses, melhora a amplitude de movimento, redução da inflamação em processos agudos e quebra do ciclo dor-espasmo-dor. 

O frio pode reduzir o espasmo muscular por um mecanismo reflexo e não direto, inibindo a condução nervosa periférica, principalmente quando utilizada por períodos de tempo prolongado. A redução da temperatura reduz a velocidade de transmissão sensorial, podendo levar até a um bloqueio de condução do nervo sensorial. Sendo assim as sensações cutâneas são reduzidas com a aplicação do frio.

É preciso ter cuidado quanto a aplicação do frio em pessoas que apresentam o fenômeno de Raynauld . Este é o nome dado as alterações funcionais da circulação periférica de caráter local. É caracterizado por episódios em pequenas artérias e arteríolas (nas extremidades), resultando em palidez, ou cianose na pele, seguido de hiperemia, também podendo ocorrer formigamento e queimação. A obstrução completa dos vasos ocorre quando a constricção for muito grande.

A Doença de Raynauld é predominante no sexo feminino jovem. As pessoas acometidas são aquelas que se expõem de forma leve ao frio, como colocar as mãos em locais frios.

Na terapêutica clínica, devemos considerar proibitivo o uso da crioterapia em pessoas que apresentam desordens vasoespásticas, pois o espasmo arterial extremo pode induzir a uma necrose. Devemos tomar muito cuidado na administração da crioterapia em nossos pacientes e saber interpretar sintomas das doenças vasoespásticas.

Inicialmente utiliza-se a crioterapia ainda na fase aguda, nos primeiros 5 minutos após lesão, a fim de alcançar todos os benefícios da terapia. Porém, a crioterapia pode ser aplicada não só na fase aguda das patologias, mas também na fase subaguda e crônica, dependendo dos objetivos do fisioterapeuta.

Métodos de aplicação da Crioterapia:

1)      COLD PACK - PACOTE FRIO – BOLSA DE TERMOGEL


O pacote de gel (hidrocollator) consiste em uma bolsa de vinil ou material plástico resistente contendo uma substância gelatinosa capaz de absorver e manter a baixa temperatura. Ele é mantido a uma temperatura abaixo de zero grau, e quando utilizado na terapia mantém esta mesma temperatura, por um período de tempo de aproximadamente 30 a 60 minutos.
Está indicado para tratamento de lesões superficiais e profundas. A fim de prevenirmos possíveis danos que este nível de temperatura pode causar a pele, a duração da terapia deve ser no máximo de 20 minutos.

2)      PACOTE QUÍMICO


O pacote químico caracteriza-se por ser descartável e por possuir no interior do seu envoltório (bolsa de vinil) duas divisões: uma pequena e outra maior, adicionando em seus interiores duas substâncias químicas que uma vez entrando em contato entre si, promoverão o resfriamento.

Para iniciar a operação de resfriamento pelo pacote químico, deve-se apertar a bolsa menor até que ela se rompa e libere o seu fluido para a bolsa maior. A reação química dos componentes das duas bolsas reduz a temperatura da mistura. A temperatura permanece abaixo de zero grau e a duração da terapia deve ser de até 20 minutos no máximo. É indicado para tratamentos superficiais e profundos. Cuidados devem ser tomados para possíveis vazamentos do fluido que podem provocar queimaduras químicas.

3)      BOLSA DE BORRACHA

Consiste na mistura de gelo e água, numa temperatura mais ou menos de 4 0C.  O tipo de resfriamento deste método é superficial, e a vantagem e que a proteção de borracha evita desconforto para pacientes sensíveis ao frio. O tempo de aplicação está em torno de 20 minutos.

4)      COMPRESSA FRIA OU PANQUECA FRIA OU PANQUECA DE GELO

Na compressa fria molhamos uma toalha em água fria (com pedras de gelo) e dobramos em forma de uma compressa, e aplicamos diretamente no local.

Na panqueca fria ou panqueca de gelo, executamos o mesmo procedimento da compressa fria, só que adicionamos dentro da toalha, gelo moído. Dobra-se a toalha em forma de panqueca e aplica-se diretamente na região a ser tratada. A duração das duas técnicas estão em torno de 25 minutos.

5)      SACO COM GELO

Esta técnica é bastante eficaz para tratamentos superficiais e profundos. E colocado gelo dentro de um saco plástico de textura fina. O gelo deve ser moído ou triturado. Devemos evitar o gelo em cubo, pois dificulta a moldagem em extremidades. Retiramos o ar do saco plástico, fechando-o em seguida para a sua aplicação. A duração do tratamento está em torno de 30 minutos.

6) SPRAY

O Spray é uma técnica de resfriamento que promove a redução da dor, congelando momentaneamente os receptores cutâneos que levam os estímulos dolorosos para o córtex sensitivo cerebral.

Destina-se a aplicação tópica no controle da dor miofascial, movimento limitado, espasmo muscular e controle de dor associado a aplicação de injeções. Outras condições clínicas podem se tratadas com Spray como a dor lombar, torcicolo, espasmo muscular associado a osteoartrite, entorse de tornozelo, rigidez dos isquiotibiais no pré alongamento, espasmo do músculo masseter, alguns tipos de dores de cabeça e dor reflexa devido a pontos desencadeantes (pontos gatilhos).

Na aplicação, mantenha uma distância aproximadamente de 30 cm do local da aplicação e realize movimentos suaves na área a ser tratada.


7) UNIDADE CRIOMÁTICA

A unidade criomática é um aparelho de refrigeração, onde circula o gás Freon, que é conduzido através de molas e serpentina dispostas como em uma almofada. A almofada é colocada ao redor do membro ou em outros segmentos como dorso e abdome. Seleciona-se a temperatura entre 60C e 270C. Um termostato mantém a temperatura próxima da selecionada. O seu uso é praticado em hospitais em pré e pós-cirúrgicos e por atletas.

8) CRIOCINÉTICA (frio e exercício sem dor)

A técnica consiste do uso do frio para promover o resfriamento local a ser tratado e permitir o exercício ativo progressivo, sem dor.

A crioterapia é indicada em casos de: espasticidade, entorses, contusões, traumatismos agudos, sub-agudos e crônicos, síndrome ombro-mão, coto de amputados, processos inflamatórios (bursites, tendinites, capsulites, sinovites, tenossinovites, etc.), artrose, artrite reumatóide, prevenção de lesões degenerativas, pós-cirurgias, pré-cinético.

E está contra-indicada nos casos de: hipersensibilidade ao frio; urticária ao frio; acrocianoses; alterações cardiovasculares graves; hipertensão arterial severa não controlada; síndrome de Raynauld.




Nenhum comentário:

Postar um comentário