quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TERMOTERAPIA


O termo Termoterapia diz respeito a modalidade terapêutica por utilização de agentes térmicos químicos e/ou físicos que resultam em troca de calor com o corpo.

Existem diferentes modos de transferência de energia térmica entre os corpos:



  • Condução: a energia térmica é transferida de uma região mais quente para outra mais fria, através do contato direto de suas superfícies de contato. Ex.: banho de parafina e as compressas.


  • Convecção: a energia térmica é transferida através da circulação de líquidos e gases entre o corpo que está liberando a energia térmica e o que está recebendo.


  • Conversão: é a transformação de energia mecânica ou eletromagnética em energia térmica, pela passagem nos tecidos do corpo (ultra-som, ondas curtas e microondas); ou mesmo através da irradiação eletromagnética (radiação infravermelha).


O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que a temperatura seja mantida dentro destes limites, ela é regulada através de mecanismos de aquecimento e resfriamento, ativados pelo cérebro. Estes mecanismos quando ativados aceleram o metabolismo basal.

A terapia com calor é a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento da temperatura dos tecidos estimulando a termo regulação corporal. O sistema termostático natural utiliza mecanismos importantes para reduzir o calor corporal quando há o aumento excessivo da temperatura, seja ela provocada ou não.

 A vasodilatação plena consegue aumentar a transferência de calor para a pele até 8 vezes; a transpiração e evaporação de água; o aumento da trocas metabólicas favorecendo a absorção de cosméticos e produtos medicinais. O calor provoca estímulo geral do metabolismo celular com aumento da síntese protética e da atividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular.

A terapia com frio, é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma líquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia para favorecer uma redução da taxa metabólica local e promover a diminuição das necessidades de oxigênio pelas células. O mecanismo termostático adota, no frio, a vasoconstrição cutânea; a diminuição da sudorese e aumento do tônus muscular, resultando em calafrios.

 Algumas indicações da termoterapia, seja com calor ou frio são: aumento da irrigação sanguínea,  aumento do metabolismo local, redução da dor, espasmo muscular, redução da rigidez articular, cicatrização, melhora da circulação, história ou tumor maligno cutâneo, processos de contratura muscular, relaxamento, importante analgésico, dor ao movimentar quando não está aquecido, pós-fratura, pré-massoterapia de mão e perna, redução de hematomas e equimoses, melhora a amplitude de movimento, redução da inflamação em processos agudos, quebra do ciclo dor-tensão-espasmo-dor, tratamento de flacidez de pele, e aumento da rigidez muscular.


Dados retirados dos links:






ucbweb.castelobranco.br/webcaf/.../nova_apostila_fisioterapia_geral.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário