terça-feira, 6 de agosto de 2013

LESÕES DE TORNOZELOS E PÉS



TENDINITE AQUILEANA

É a afecção mais freqüente nos tornozelos. Sua causa é multifatorial e em geral está associada a uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.
O tendão de Aquiles é o tendão mais forte do corpo humano. A maioria de suas lesões ocorrem durante atividades esportivas. A tendinopatia aquiliana é decorrente de microtraumas de repetição por sobrecarga de solicitação do tendão e clinicamente se apresenta com dor e edema no local, dificultando a realização de atividades extenuantes por parte do paciente. 
Diagnóstico
Geralmente é realizado por ultra-sonografia e ou ressonância magnética.
Tratamento
Conservador. O cirúrgico é reservado naqueles casos em que o tratamento clínico não foi satisfatório.
A ruptura completa do tendão de Aquiles geralmente ocorre em atletas saltadores ou corredores, durante sua atividade esportiva. Embora existam estudos histopatológicos demonstrando alterações degenerativas prévias ao rompimento do tendão de Aquiles, a maioria destas rupturas ocorrem subitamente e em indivíduos sem queixas anteriores. Indicam-se o tratamento cirúrgico para esta condição quando ela incide em indivíduos jovens e fisicamente ativos ou quando há demora no diagnóstico e na instituição do tratamento. Em indivíduos mais velhos e sedentários os resultados do tratamento conservados são satisfatórios.

FASCITE PLANTAR

É a causa mais freqüente de dor plantar. A fascite plantar ocasiona dor na região plantar, geralmente mecânica e, muitas vezes, ela se inicia pela manhã, quando o paciente acorda realiza seus primeiros passos. 

Está freqüentemente associada a indivíduos que percorrem a pé longas distâncias ou que se exercitam em superfícies irregulares ou utilizam calçados inadequados.

Exame Clínico

Pode encontrar-se espessamento da fáscia plantar e uma sensibilidade exacerbada à palpação do tubérculo calcaneal medial.

Diagnóstico

Pode ser confirmado pela ultra-sonografia ou pela ressonância magnética, demonstrando um espessamento da fáscia plantar associado ou não a edema.

Tratamento

Conservador. São prescritas palmilhas para amaciar o choque da superfície plantar com o terreno. O alívio da dor e do processo inflamatório com a utilização de antiinflamatórios e/ou infiltrações locais de corticosteróides também é efetiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário