terça-feira, 6 de agosto de 2013

LESÕES DO QUADRIL



BURSITES

Há pelo menos 18 bursas na região periarticular do quadril. Dentre elas, três se destacam como causa de dor: a isquiática (ou isquioglútea), a do iliopsoas e a trocantérica. 
Geralmente, estas bursites decorrem de um único trauma de forte intensidade ou de microtraumas repetitivos; podendo estar associada a diversas condições reumáticas, metabólicas, infecciosas ou ainda serem idiopáticas.

Bursite isquiática
Também conhecida como "nádega do tecelão", tal bursite apresenta dor e sensibilidade sobre a proeminência isquiática, podendo ser confundida com a dor ciática. Frequentemente o paciente sente a dor na região glútea ao sentar ou ao deitar. 
Sua causa mais freqüente decorre de quedas com impacto sobre as nádegas, aparecendo também em indivíduos que permanecem sentados em superfícies duras por um tempo prolongado.
Bursite Trocantérica
É a bursite mais freqüente do quadril. Deve-se às atividades com excesso de sobrecarga e a quedas sobre a região lateral do quadril acometido. 
 Clinicamente apresenta-se como dor no quadril lateral, com sensibilidade peritrocantérica, particularmente num ponto posterior e superior ao grande trocanter, um pouco distante do local da bursa trocantérica que se situa a 3 ou 4 cm de profundidade da pele, póstero-lateralmente ao grande trocanter. A dor pode ser contínua ou só ocorrer por pressão direta sobre a região e, muitas vezes, também pode ser confundida com a dor ciática. Eventualmente, esta bursite pode estar associada a síndrome do trato ileotibial.

Bursite do Ileopsoas
A bursa ileopectínea ou do ileopsoas é contígua à cápsula do quadril e separa o músculo ileopsoas da eminência ileopectínea. 
Clinicamente apresenta-se como dor na região anterior do quadril que piora durante atividades físicas, na sua flexão contra-resistência ou na sua hiperextensão.
Diagnóstico
Geralmente é realizada a ressonância magnética demonstrando a bursa distendida por líquido.
Tratamento
Consiste em exercícios de alongamentos e utilização de antiinflamatórios. Pode-se realizar infiltração de corticóides, se necessária, dirigida por flouroscopia. Em alguns casos há necessidade de remoção cirúrgica da bursa.

LESÕES MUSCULARES AGUDAS E TENDINITES

Os músculos geralmente mais acometidos no quadril são o reto abdominal, o ileopsoas, adutor longo e o reto femoral. Na maioria das vezes a lesão se dá na junção musculotendínea.
As lesões agudas geralmente ocorrem secundárias a contrações ou estiramentos musculares violentos e clinicamente se apresentam com dor local de instalação abrupta que aumenta com atividade física acompanhada de edema e equimoses.
As tendinites resultam de lesões crônicas associadas a sobrecarga de solicitação muscular, apresentando-se com um quadro de dor com início insidioso e aumentando gradativamente pela crescente intolerância à atividade física.
Exame físico
Pode revelar edema e ou equimoses associado a sensibilidade e crepitação local.
Tanto em lesões agudas como crônicas se notam dor e perda de flexibilidade durante extensão passiva e dor e fraqueza muscular durante contração de músculo lesado contra resistência.

Diagnóstico
Depende do músculo ou tendão afetado, que podem ser identificados baseado no local anatômico da dor associado a manobras musculares específicos.
- Rx: quando existe avulsão óssea.
- US: em casos duvidosos podem demonstrar o músculo ou o tendão danificado.
Tratamento

Consiste, inicialmente, em repouso, aplicação de gelo, compressão e afastamento da atividade dolorosa. Muletas podem ser úteis se há dor significante durante a deambulação.
Com a melhora clínica se inicia exercícios de alongamento suave que não causem dor associada ao uso de contraste. Progressivamente, introduz-se exercícios de fortalecimento e resistência e o retorno gradual as atividades esportivas normais.
Como a maioria destas lesões ocorrem na junção musculotendínea, o tratamento cirúrgico geralmente não é recomendado, até mesmo para rupturas completas, pois o tecido muscular não é favorável a reparos cirúrgicos.
SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

O paciente pode sentir dor ao longo da face lateral do quadril e um estalo quando o trato ileotibial passa pelo trocanter maior com a flexão e extensão.
Diagnóstico
É feito através do teste de Ober.

Diagnóstico diferencial

Dor referida de outros órgãos, como os órgãos sexuais, trato intestinal, urinário, compressões radiculares da coluna ou alterações vasculares, ocasionalmente causar dor no quadril. Lesões articulares, como osteoartrite, artropatias inflamatórias e infecciosas, necrose asséptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário