terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MIOLOGIA



Músculos são constituídos por células com uma capacidade especial de se contrair e relaxar, por ter em suas fibras musculares duas proteínas importantes - actina e miosina - que atuam por deslizamento entre si.

MIOLOGIA refere-se ao estudo dos músculos e, naturalmente, seus anexos: aponeurose ou fáscia, bainha fibrosa, bainha sinovial e as bolsas serosas.

 Para GARDNER  et al (1971)  os músculos “são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e, pela sua contração são capazes de transmitir movimento a essas articulações. Constituem exceção os músculos subcutâneos, os músculos que movem os olhos e os associados ao sistema respiratório e ao canal alimentar.”

 De acordo com o tipo de fibra muscular podemos dividir em: estriado e não-estriado. E levando em consideração o controle neural em: voluntário e involuntário. 

Os músculos esqueléticos representam cerca de 40 a 43% do peso corporal.

O número exato de músculos do corpo torna-se difícil, devido à variações, derivações de fascículos, entre outros. Na atualidade, estima-se mais de 600 músculos.

 
TRAJETO

Existem músculos:
-         RETILÍNEO;
-         ANGULAR;
-         CIRCULAR (ESFINCTÉRICO).

CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS

- TIPO DE FIBRA E FORMA:

a)      Músculos Fusiforme – As fibras se encontram distribuídas longitudinal, paralelas e percorrem o músculo em toda sua extensão permitindo aos músculos um. grau máximo de movimento, estendendo-se de um tendão ao outro. São encontrados nos locais que requerem a execução de movimentos rápidos e amplos. Ex. bíceps braquial, reto abdominal; sartório.

b) Tipo Peniforme
-         Penados – fibras se dispõem de forma semelhante a uma pena São encontrados em locais de pequena amplitude, porém energéticos.
-         Unipenados –  músculo que se encontra num lado do tendão: Ex.: semi-membranoso;
-          Bipenados – músculos que convergem nos dois lados do tendão: ex: reto femoral
-         Multipenados – músculo que apresenta vários tendões: Ex: deltóide
  

-QUANTO A ORIGEM:

  • UNÍCEPS;
  • BÍCEPS;
  • TRÍCEPS;
  • QUADRÍCEPS.
  
 


- QUANTO AO VENTRE:

  • UNIGÁSTRICO;
  • DIGÁSTRICO;
  • POLIGÁSTRICO.

- QUANTO A INSERÇÃO:
  • UNICAUDADO;
  • BICAUDADO;
  • POLICAUDADO.


- QUANTO A AÇÃO:
  • FLEXOR;
  • EXTENSOR;
  • ADUTOR;
  • ABDUTOR;
  • PRONADOR;
  • SUPINADOR;
  • ROTADOR.

- QUANTO A FUNÇÃO:
a) Agonista/motor primário/motor principal:
É o músculo ou um grupo de músculos responsáveis pelo movimento desejado. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica. Ex.: flexão do cotovelo – bíceps braquial; braquial; braquiorradial.

b) Antagonista:


É o músculo ou os músculos que executam a ação oposta à do agonista. Serve para coordenar, moderar ou frear o movimento fisiologicamente.
Ex.: flexão do tronco contra resistência – Agonistas: músculos do abdome. Antagonistas: músculos eretores da espinha.

c) Sinergista/acessório

São os músculos que auxiliam o movimento, facilitando á ação de outros músculos.
A flexão dos dedos é debilitada se o punho também estiver em posição de flexão.
Um sinergista pode excluir uma ação indesejada do motor primário, tal como o pronador redondo impedindo a ação de supinação do bíceps braquial, durante a flexão resistida do cotovelo.

d) Fixador ou estabilizador:

É aquele que age estabilizando um segmento do corpo, para que um outro músculo ativo tenha uma base firme sobre a qual possa exercer sua função.
Ex.: Exercício de apoio ou flexão de solo. Os músculos abdominais se contraem isometricamente, durante este exercício, para impedir uma hiperextensão da coluna (aumento da lordose lombar).


ANEXOS – FÁSCIA MUSCULAR

A Fáscia Muscular é formada por tecido conjuntivo fibroso, geralmente opaca e didaticamente pode ser dividida em dois tipos: superficial ou tela sub-cutânea e profunda ou fáscia, simplesmente.  A tela sub-cutânea fica em contato com a derme.
A fáscia envolve os músculos, separando uns dos outros, bem como outras estruturas não-musculares, como por exemplo a bainha carotídea.
Suas funções são:
- proporcionar origens e inserções aos músculos;
- bainha elástica, para evitar o abaulamento exagerado do ventre muscular durante uma contração, tornando-o assim mais eficiente na propulsão do sangue;
- forma retináculos, faixas especializadas na sustentação e bainhas fibrosas para tecidos;
- permite deslizamento de um músculo sobre outro.
A fáscia é mais ou menos contínua em todo o corpo mas, recebe denominações diferentes, de acordo com a região. Em alguns músculos é inseparável do epimísio, já em outros é mais livre.

VASCULARIZAÇÃO DO MÚSCULO: IRRIGAÇÃO E DRENAGENS



IRRIGAÇÃO – Os músculos são irrigados por vasos adjacentes. Em alguns músculos os vasos são únicos e penetram por uma extremidade (ex.:  gastrocnêmio); outros, por seu ventre (ex.: bíceps braquial); outros, por vários vasos anastomosados (ex.: adutor magno); e alguns, através de combinações de irrigação (ex.: trapézio). Qualquer que seja o tipo de irrigação, ramificam-se e formam um rico leito capilar.

Ao invadir o músculo ramificam-se no perimísio e se anastomosam, formando uma rede perifascicular, com trajeto paralelo aos fascículos. Esta rede é irregular, porém a maioria dos seus ramos dispõem-se em sentido longitudinal (paralelo) ao eixo dos fascículos.

              Desta rede parte um grande número de arteríolas terminais, que penetram os fascículos e vão terminar entre as fibras musculares, formando uma rica rede capilar (rede intra-fascicular ou inter-fibrilar). Esta rede apresenta longos capilares correndo paralelos às fibras e unidos entre si por anastomoses muito curtas.



DRENAGEM VENOSA – do leito capilar inter-fibrilar começam a surgir as vênulas inter-fibrilares, que se dirigem para a superfície dos fascículos e, a nível dos septos perimísicos, unem-se com outros semelhantes formando veias mais volumosas. Estas se unem e, geralmente, fazem um trajeto inverso das artérias. Na saída do músculo, normalmente duas veias acompanham a artéria e desembocam nas veias vizinhas ao músculo em questão.



DRENAGEM LINFÁTICA – começa a nível capilar-capilares linfáticos que se situam nas bainhas do epimísio e do perimísio, aparentemente não no endomísio. Daí convergem para vasos linfáticos maiores que acompanham as veias que deixam os músculos.



 INERVAÇÃO:



             Cada  músculo é inervado por um ou mais nervos, com fibras motoras e         sensitivas que geralmente se originam em vários nervos espinhais.

             Normalmente nos membros, face e pescoço a inervação é única mas, quando o músculo conserva sua disposição segmentar (músculo da parede abdominal) a inervação é múltipla.

             As fibras sensitivas são de diâmetros variados, distribuídos para os fusos musculares, terminações neurotendíneas e fasciais, e as da dor, não-mielinizadas, é de origem incerta.

             Geralmente, depois de se dividir, o nervo penetra o músculo com os vasos numa área oval - hilo neurovascular, que apresenta posição mais ou menos constante para cada músculo e quase sempre mais próximo da extremidade menos  móvel (origem), forma então um plexo que corre nos septos do epimísio e do perimísio antes de invadir os espaços do endomísio, ao redor das fibras musculares.



TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES



a)      Fibras de contração rápida (CR) – importantes na execução de            manobras que exijam contração muscular rápida e forte. Ex. saltar



b) Fibras de contração lenta (CL) – importantes nos acontecimentos que exijam maior resistência, com corrida em distância, ciclismo ou natação.



TIPOS DE CONTRAÇÕES MUSCULARES



a)      Contração Isotônica



Contração de um músculo destacado do corpo e levantando uma carga verticalmente contra a gravidade. Ou seja, o encurtamento do músculo ocorre e a carga sobre o músculo é constante através de toda sua extensão. Ex: dobrar o cotovelo com um peso na mão.

           a.1) Contração concêntrica:
                       

Ocorre quando a tensão muscular vence a resistência, promovendo um encurtamento do músculo. 

                            

          Força muscular > que a  Força resistência





2 comentários: