segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SÍNDROME DA PEDRADA



Também chamada de “Tennis Leg”, refere-se ao estiramento muscular das fibras do músculo Gastronêmio, geralmente envolvendo a cabeça medial. Durante a corrida pode haver a contração brusca e intensa do músculo tríceps sural, gerando uma ruptura de suas fibras.

Esta síndrome caracteriza-se por dor súbita localizada na parte posterior da perna seguida de hematoma. Pode ocorrer também um estalido audível. Devido a estas características, alguns pacientes relatam que a sensação no momento da lesão é como se tivessem sido atingidos por uma pedra. No momento da lesão a perna pode falsear, fazendo a pessoa cair no chão.

De acordo com o grau de ruptura muscular, a dor pode ser leve, apresentando sintomas de pequena intensidade, ou moderada, fazendo o indivíduo mancar. Em casos graves, a ruptura muscular pode mesmo incapacitar a pessoa de andar. 

          Os fatores etiológicos são: sobrecarga ou excessos no treino; falta de flexibilidade da musculatura da panturrilha; uso de calçados inadequados; alterações posturais como anteversão do fêmur, tíbia vara, pé pronado, entre outras; alterações da biomecânica na corrida; Corridas em aclives, corridas com saltos ou subidas em escadas;  tipo de pisada;  aumento súbito na velocidade ou distância percorrida; tempo de descanso insuficiente.



O exame físico revela inchaço localizado, tensão aumentada do tecido ao redor e presença de um defeito (área de depressão local) visível ou palpável.

Os exames de diagnóstico por imagem (US e RM) são modalidades úteis na avaliação, classificação das lesões musculares e previsão do tempo de recuperação.

É importante procurar um fisioterapeuta para orientar e supervisionar os exercícios e atividades mais adequadas para a recuperação da lesão.

O tratamento consiste no RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) para as primeiras 48 horas, uso de meia elástica, em casos mais graves, uso de muletas; uso de medicamentos para o controle da dor e inflamação, alongamento e fortalecimento muscular, ao diminuir a dor; propriocepçâo e treinamentos funcionais; retorno a pratica esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário