domingo, 17 de março de 2013

As varizes têm predisposição genética



Alguns vasinhos de sangue que aparecem nas pernas, e que muitos acham ser varizes, são na verdade veias dilatadas que ficam saltadas na pele.

Este problema é mais incidente em mulheres, idosos, sedentários e obesos.

A maior incidência de varizes na população adulta está entre as mulheres, cerca de 15%. Entre os homens esta incidência chega aos 5%. Cerca de 80% dos casos têm origem familiar; os demais estão ligados à maus hábitos de vida. Adultos que tenham predisposição genética podem apresentar os sinais por volta dos 25 anos. As crianças não apresentam o problema porque o caminho do sangue pelo corpo é menor.

O sangue sai do coração através das artérias, a fim de nutrir e suprir o corpo com oxigênio. O trajeto inverso, ou seja, do corpo para o coração é feito pelas veias, estas possuem válvulas. Para que o sangue das pernas retorne ao coração é preciso vencer a força da gravidade, e muitas vezes as válvulas não dão conta do recado e o sangue acaba se acumulando e alargando as paredes, tornando-as grossas, fazendo com que fiquem visíveis na pele. Este problema pode ser agravado nas pessoas que passam longos períodos em pé ou de salto alto. Os sintomas podem ser sensação de queimação, dor ou coceira. Em casos mais graves, a dilatação pode causar úlceras (feridas) na pele.

Quando os sintomas começam a aparecer comprometendo a circulação é hora de passar pela operação. Pessoas que já fizeram cirurgia devido às varizes, após alguns anos podem ter que passar novamente, já que o problema é reincidente.

Mulheres grávidas apresentam mais veias dilatadas, pois quando o útero cresce comprime algumas veias, comprometendo o retorno do sangue das pernas para o coração. Após o nascimento do bebê a situação se normaliza.

As varizes são dependentes da posição e da movimentação do corpo, desta forma a alimentação não é capaz de prevenir seu aparecimento. Porém, é bom lembrar que o excesso de peso pode dificultar a mobilidade das pessoas, comprometendo desta forma a circulação sanguínea.

É importante manter a batata da perna em movimento. Isto previne o aparecimento de varizes, já que a panturrilha é considerada o “segundo coração”, sendo responsável por cerca de 70% do trabalho de retorno sanguíneo ao coração.

Subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada evitam inchaços, varizes e tromboses (coágulo no vaso sanguíneo).


Informações baseadas nos sites:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/altura-pode-influenciar-no-aparecimento-de-varizes-diz-medico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário