domingo, 17 de março de 2013

RESPIRE CORRETAMENTE



A respiração é um mecanismo cíclico e automático, natural do corpo humano, controlado pelo cérebro, que leva o oxigênio através do ar até os pulmões, sendo então distribuído para o sangue. Alimentando, desta forma, os aparelhos, os órgãos e as células do corpo.

Alguns estudos indicam que respiramos cerca de 20 mil vezes por dia. 

Cerca de 80% do oxigênio transportado pelo sangue é consumido pelo cérebro, órgão que representa apenas 2% do peso total do corpo. A falta de oxigênio pode provocar alguns sintomas como enjôos, tonturas, desmaio ou até mesmo a morte.

O principal músculo da respiração é o diafragma, este separa o tórax do abdômen. No ato da inspiração o diafragma se contrai e pressiona os pulmões para baixo. Na expiração ocorre o contrário, ou seja, o diafragma relaxa e pressiona os pulmões para cima.


A maioria das pessoas respira de forma errada. É importante saber respirar corretamente, desta forma haverá controle da freqüência cardíaca; diminuirá a probabilidade de problemas cardíacos, já que irá diminuir a sobrecarga no coração; haverá liberação de substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, como endorfina e serotonia.

Na maioria das vezes respiramos de forma curta, rápida e superficial. Ao respirar mais rapidamente, menos oxigênio será mandado ao sangue e, conseqüentemente, o coração precisará bater mais vezes para enviar a mesma quantidade de oxigênio ao cérebro.
Para respirar corretamente é necessário inspirar lenta e profundamente pelo nariz e soltar o ar pela boca.
Uma boa respiração irá beneficiar todo o corpo. Além disso, melhora a circulação sanguínea, relaxa, desacelera batimentos cardíacos e baixa a pressão arterial.
Por isso respire bem e sinta os benefícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário