domingo, 17 de março de 2013

Dor na coluna devido ao excesso de peso de bolsas e mochilas



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas ao longo da vida.

Cada vez é mais comum encontrar mulheres com bolsas pesadas, estudantes com mochilas cheias de livros, homens com pastas, pessoas em geral com malas e sacolas pesadas. Tal peso pode provocar dor e até alterações na coluna. 

Segundo especialistas, o mais correto é carregar até 10 % do seu peso, ou seja, se uma pessoa pesa 60 kg então ela deve carregar até 6 kg na bolsa. 

É importante sempre alternar o lado da bolsa, distribuindo melhor o peso. O ideal é utilizar mochila de duas alças bem ajustadas ou um carrinho.

Alguns fatores podem provocar desconforto na coluna, tais como: predisposição genética, má postura, falta de atividade física, excesso de peso, trabalho com trepidação (como motoristas de ônibus) e problemas psicológicos como estresse e mau relacionamento na empresa ou em casa.

As dores nas costas podem estar relacionadas a problemas como: desgaste da coluna, quebra de vértebras, escoliose (desvio para o lado) ou cifose (desvio para frente). 

Além das alterações posturais e dores devido ao excesso de peso, é importante verificar a forma que se dorme. O ideal é que o colchão não seja nem muito duro nem muito mole. E o melhor jeito de deitar é de lado ou de barriga para cima, pois quando se deita de barriga pra baixo há ação da força da gravidade sobre a coluna, aumentando as dores nesta região.


Por isso, evite bolsas pesadas e durma de forma correta. Sua coluna agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário