segunda-feira, 11 de março de 2013

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL



O SNC é irrigado basicamente por dois sistemas arteriais: o sistema carotídeo e o sistema vertebral.

As artérias carótidas internas sobem no pescoço e, após penetrarem no crânio, dão origem a dois ramos principais: a artéria cerebral anterior e a artéria cerebral média.
A artéria cerebral anterior acompanha o sulco situado acima do corpo caloso e origina ramos na face medial do cérebro.
A artéria cerebral média acompanha o sulco lateral e origina vários ramos na face dorso-lateral do cérebro.
As artérias vertebrais penetram no crânio através do forame magno e dão ramos que irrigarão a medula e o cerebelo, tais ramos irão se fundir na face ventral da ponte formando a artéria basilar.
A artéria basilar dá origem a ramos que vão para o tronco encefálico e o cerebelo e se divide em duas artérias cerebrais posteriores, estas irrigarão a superfície inferior do cérebro.
O círculo arterial da base do cérebro consiste nas ligações entre as artérias que irrigam o cérebro, ele se forma assim:
· As duas artérias cerebrais anteriores estão ligadas através da artéria comunicante anterior;
·  As artérias cerebrais posteriores estão ligadas às artérias carótidas internas pelas artérias comunicantes posteriores.

 O sangue que circula nos órgão do SNC chega a um conjunto de veias cerebrais, deságuam nos seios da dura-máter, que o leva até as veias jugulares, de onde ele passa às veias cavas e retorna ao coração.
A circulação cerebral é importante já que as células nervosas necessitam de oxigênio e glicose. A perda da circulação pode gerar falta de consciência, danos irreversíveis ou até a morte.
Os capilares sanguíneos cerebrais não são fenestrados, ou seja, suas células endoteliais são ligadas por junções de impermeabilização. Logo, ocorrerá uma dificuldade na passagem de substâncias do sangue para o tecido nervoso ou para o líquor. Essas barreiras são conhecidas como barreira hematoencefálica e barreira hematoliquórica, elas são permeáveis a pequenas moléculas solúveis em lípides, mas impedem a passagem de moléculas maiores, exercendo uma função de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário