segunda-feira, 11 de março de 2013

MENINGES E LÍQUOR




A dura-máter, membrana mais externa e mais espessa, encontra-se justaposta internamente aos ossos do crânio. Tal meninge dá origem a duas pregas:
·                   a foice do cérebro, situada entre os dois hemisférios cerebrais, e
·                   a tenda do cerebelo, situada entre o cérebro e o cerebelo.

Nos pontos de formação das pregas existem cavidades tubulares que são revestidas por endotélio, constituindo os seios da dura-máter, local onde circula sangue venoso.
No local onde se forma a foice do cérebro localiza-se o seio sagital superior.
No ponto de inserção da tenda do cerebelo está o seio transverso.
No encontro da tenda do cerebelo com a foice do cérebro está o seio reto.
Na base do crânio encontra-se ainda o seio cavernoso, que é atravessado pela artéria carótida interna quando esta penetra o crânio.

A dura-máter é separada da aracnóide pelo espaço subdural, e a aracnóde é separada da pia-máter pelo espaço subaracnóideo, local onde circula o líquor.
Em alguns locais o espaço subaracnóide se alarga, formando as cisternas subaracnóides. Como exemplos temos a cisterna magna (entre o cerebelo e o bulbo) e a cisterna lombar (abaixo do ponto onde termina a medula espinhal e se encontra a cauda eqüina). Nesses locais podem ser realizadas punções a fim de retirar o líquor ou injetar substâncias.

O líquor, também conhecido como líquido cérebro-espinhal, é um líquido cristalino encontrado no interior dos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo. Ele é produzido a partir do sangue, na região dos plexos corióides e na parede dos ventrículos. Depois de circular no interior deles, o líquor segue para o espaço subaracnóideo através das aberturas do 4º ventrículo. Logo, o líquor retorna ao sangue, sendo rebsorvido na região das granulações aracnóideas, que são projeções da aracnóide para o iinterior dos seios da dura-máter.

Caso ocorra algum defeito de reabsorção ou um bloqueio na circulação do líquor, o indivíduo pode apresentar hidrocefalia.


O líquor exerce um papel de proteção do sistema nervoso, além de ser um meio de troca de substâncias com o tecido nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário