quarta-feira, 17 de abril de 2013

PLEXO BRAQUIAL



O membro superior é inervado pelo plexo braquial. Este está situado no pescoço e na axila e é formado por ramos anteriores dos quatro nervos espinhais cervicais inferiores (C5 à C8) e pelo primeiro torácico (T1).

O plexo braquial situa-se entre os músculos escalenos anterior, médio e posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastóideo. Ele passa posteriormente à clavícula e acompanha a artéria axilar sob o músculo peitoral maior.

Os ramos dos nervos formam os troncos:

- Tronco superior: formado pelos ramos ventrais de C5 e C6;

- Tronco médio: formado pelo ramo enterior de C7;

- Tronco inferior: formado pelos ramos anteriores de C8 e T1.

Os três troncos, localizados na fossa supraclavicular, dividem-se em dois ramos, um anterior e um posterior, que formam os fascículos, situados em torno da artéria axilar.

- Fascículo lateral: formado pelos ramos anteriores dos troncos superior e médio;

- Fascículo medial: formado pelo ramo anterior do tronco inferior;

- Fascículo posterior: formado pelos ramos posteriores dos três troncos.
 Na borda inferior e lateral do músculo peitoral menor, os fascículos se subdividem nos ramos terminais do plexo braquial.


 Principais ramos terminais:

- Nervo Axilar (C5 e C6): Inerva os músculos deltóide e redondo menor

- Nervo Musculocutâneo (C5, C6 e C7): Inerva os músculos braquial anterior, bíceps braquial e coracobraquial;

- Nervo Radial (C5, C6, C7, C8 e T1): Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.

- Nervo mediano (C6, C7, C8 e T1): As fibras que se originam do cordão lateral inervam a sensibilidade da eminência tenar (C6), polegar (C6), indicador (C6-C7) e dedo médio (C7) e a motricidade dos músculos pronador redondo e flexor radial do carpo. As fibras que se originam do cordão medial inervam a sensibilidade da metade lateral do dedo anelar (C7-C8) e a motricidade de todos os outros músculos inervados pelo mediano.

- Nervo Ulnar (C8 e T1): Inerva os músculos flexor ulnar do carpo, metade ulnar do flexor profundo dos dedos, adutor do polegar e parte profunda do flexor curto do polegar. Inerva também os músculos da região hipotenar, terceiro e quarto lumbricais e todos interósseos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário