segunda-feira, 1 de abril de 2013

TUBERCULOSE









A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis, também denominado bacilo de Koch (BK). Este consiste numa bactéria aeróbica do tipo Gram-positivo de crescimento lento (se divide a cada 16 ou 20 horas). Esta bactéria afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. 

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

A tuberculose pulmonar é dividida em:

- Primária ou primoinfecção (indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças);

- Secundária: desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).

Tuberculose primária ou Primoinfecção:

Ocorre em indivíduo sem vacinação (BCG) exposto pela primeira vez ao bacilo, este atinge alvéolos e multiplica-se. O processo inflamatório inicial (mediado por neutrófilos e macrófagos alveolares) leva à formação de nódulo exsudativo. Se o mecanismo de defesa não for suficiente para conter avanço do bacilo, os macrófagos ativados secretam citocinas levando a uma reação de hipersensibilidade e fagocitose (englobam bacilo), formando granuloma. Este serve como barreira à disseminação do bacilo a outros locais;
Dependendo do número e virulência do bacilo e grau de resistência do hospedeiro: pode evoluir para cura ou para tuberculose secundária.
Na 3ª semana o indivíduo desenvolve imunidade adquirida e torna-se reator ao PPD.
O PPD, Derivado Protéico Purificado da Fração Antígena do Bacilo, é um teste realizado por injeção, via intradérmica, na parte anterior do antebraço esquerdo. A leitura é realizada 72 hs após, conforme maior diâmetro da pápula:
     *0-4 mm: não reator, não infectado.
     *5-9 mm: reator fraco, infectado BK ou vacinado.
     *10 mm ou mais: reator forte, vacinado, infectado BK.


Na tuberculose primária o indivíduo é assintomático, só sabendo que ocorreu a primoinfecção pela positivação do PPD. Algumas vezes pode ocorrer: anorexia, febre baixa, emagrecimento e irritabilidade. O Rx apresenta-se normal. A cura ocorre por fibrose e calcificação.

Tuberculose de Reinfecção ou Pós-Primária:

Ocorre em pessoas que têm imunidade desenvolvida tanto por infecção natural quanto pela vacinação.
A defesa adquirida pode se alterar por stress, alcoolismo, desnutrição e AIDS.
A doença primária evolui a partir de foco parenquimatoso pulmonar ou ganglionar, levando a expansão de lesões destrutivas nas quais os bacilos atingem vasos sanguíneos e disseminam para pulmão e outros órgãos. A lesão inicial parenquimatosa ou nova infecção originam necrose central e eliminação de material por brônquio, com formação de cavitações; A partir  das cavitações os bacilos disseminam para pulmão por via brônquica (disseminação brônquica) ou como na forma progressiva da infância, por via hematogênica (tuberculose miliar). 
A transmissão se dá por contágio, comum em adulto jovem. O indivíduo apresenta tosse seca – produtiva, escarro com sangue, febre baixa e vespertina, sudorese noturna, anorexia. A evolução é lenta e progressiva. 


O diagnóstico ocorre através de Rx: condensações tipo alveolar heterogêneo, com cavidades arredondadas e através do escarro para verificar a presença do bacilo. 

Após infecção pelo M. tuberculosis, em média são esperadas de 4 a 12 semanas para detecção das lesões primárias.
A transmissão é plena quando o doente estiver eliminando bacilos e não tiver iniciado o tratamento, com o tratamento a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes ao fim de poucos dias ou semanas. O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses. Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário