terça-feira, 16 de abril de 2013

SÍNDROME DO PRONADOR REDONDO



A Síndrome do Pronador Redondo refere-se a uma síndrome compressiva que ocorre logo abaixo do cotovelo na região do músculo pronador redondo.
Mesmo sendo nominada como síndrome do pronador, não é apenas a compressão do nervo pelas cabeças umeral e ulnar desse músculo a causa dessa síndrome. Outras possíveis causas de compressão do nervo mediano nessa região são a persistência da artéria mediana, o lacerto fibroso do bíceps e a arcada dos flexores superficiais dos dedos.

Em geral é confundida com síndrome do túnel do carpo, inclusive no exame de eletroneuromiografia.  As diferenças são: piora com movimentação da região de causa dos sintomas, tinel presente na região do pronador redondo, persistência durante o dia e o formigamento não apenas dos dedos indicador e médio, mas da palma da mão também.

Estima-se que cerca de 5% dos diagnósticos da síndrome do túnel do carpo na verdade sejam síndromes do pronador redondo.

ANATOMIA

O nervo mediano é responsável por importantes funções motoras e sensitivas na região lateral da mão, sendo um dos principais nervos motores dos músculos intrínsecos da mão e do antebraço. Além disso, é responsável pela sensibilidade dos três quirodáctilos e da parte lateral do quarto.

O nervo mediano pode ficar comprimido no cotovelo ou na parte proximal do antebraço, quando o músculo redondo pronador exerce pressão sobre ele. O nervo geralmente fica pressionado entre as duas cabeças do músculo pronador redondo, principalmente devido aos movimentos repetitivos da mão.

CAUSAS

- Exercício excessivo;
- Hipertonia muscular;
- Desenvolvimento de bandas fibrosas dentro do músculo;
- Anormalidades estruturais.

SIINTOMAS

- Sensação de formigamento no antebraço, palma e dedos;
- Enfraquecimento do movimento de pinça entre o polegar e os outros dedos;
- Dor na região do antebraço e nos três primeiros dedos.
- Movimento restrito dos dedos ou dedos duros;
- As pessoas diagnosticadas com Síndrome do Pronador Redondo não apresentam piora dos sintomas durante a noite.
- Movimento do pulso geralmente não agrava os sintomas.

DIAGNÓSTICO

- Exame físico;
- EMG.

TRATAMENTO

- O tratamento geralmente é conservador com acupuntura, medicações, alongamentos, fisioterapia e orientação do paciente.

- Na falha do tratamento conservador a cirurgia pode ser realizada para liberação do nervo mediano e do nervointerósseo anterior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário