segunda-feira, 8 de abril de 2013

SÍNDROME FIBROMIÁLGICA - SFM



DEFINIÇÃO


É uma síndrome dolorosa crônica e não inflamatória caracterizada por dor difusa, alteração do sono, fadiga e rigidez.

Sua etiologia ainda é desconhecida.


PREVALÊNCIA


- Mulheres com idades entre 30 e 50 anos.

QUADRO CLÍNICO


- O achado mais característico é a presença de pontos sensíveis (com hiperalgesia) -“Tender Points“, que são extremamente dolorosos à palpação. Esses pontos sensíveis são definidos durante exame físico, quando o paciente refere dor moderada ou severa à digitopalpação,com a pressão de aproximadamente 4Kg.



DIAGNÓSTICO

- Baseia-se inteiramente no quadro clínico e exame físico: a única alteração característica é a hipersensibilidade dolorosa à digito-pressão em áreas musculares - TePs, não havendo alterações laboratoriais, nem achados em exames complementares específicos que favoreçam a sua realização.

- Critérios Classificatórios pela ACR:  Dor Difusa, por mais de 3 meses , em 11 dos 18 “TePs”, com pressão de 4Kg/cm. 


TRATAMENTO 

- O tratamento médico convencional é com analgésicos, AINES, Antidepressivos e Relaxantes musculares. 

- Objetivos:
* diminuir a dor e melhorar o sono,
* fortalecer a musculatura e melhorar a aptidão cardiovascular,
* relaxar para diminuir a tensão muscular,
* ajudar ao paciente entender a lidar com a doença.

- Recursos:

* Exercícios em piscina aquecida: ajudam a reduzir a dor percebida e aumentam a facilidade nos movimentos, a tolerância do indivíduo ao exercício e o nível de resistência física, ganhando desta forma melhoria geral no nível de condicionamento.

- Recursos Fisioterapêuticos:

* TENS, laser, massoterapia, Terapias Manuais e o relaxamento parecem representar papel terapêutico complementar, porém são menos utilizados e mostram efeitos benéficos a curto prazo.
- Os exercícios físicos visam restaurar a capacidade funcional global, por meio da melhora da mobilidade articular, da força muscular e da capacidade aeróbica. 

- Segundo o American College of Sports Medicine, há três tipos básicos de exercícios físicos: Alongamentos (flexibilidade), Fortalecimento muscular e Condicionamento aeróbio
 
* Alongamento :
         É requerida uma freqüência de mais de 2 dias por semana, e  4 repetições para cada alongamento, que deve durar de 10 a 30 segundos.

 * Fortalecimento
         Requer uma freqüência de 2 a 3 dias por semana, com 8 a 12 repetições para cada exercício, com duração em torno de 30 minutos.
         Condicionamento Aeróbio


- Benefício dos Exercícios Físicos
* Exercícios de baixa intensidade como exercícios aeróbicos, como a caminhada, exercícios aquáticos e a bicicleta são os mais eficazes, produzindo diminuição do impacto da SFM na qualidade de vida dos pacientes.  

- Importância do Processo Educativo

* A fisioterapia não objetiva somente o controle da dor, mas também a melhora da capacidade funcional, uma das metas do planejamento fisioterapêutico deve ser o papel educativo, para que os ganhos da intervenção permaneçam a longo prazo, e os pacientes consigam se tornar menos dependentes.

*A fisioterapia não deve ser somente um meio de alívio da dor, mas também de restauração da função e de estilos de vida funcionais, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com SFM.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário